Termo de Privacidade e Segurança do Google diz que pode usar dados públicos para treinar seus modelos de IA

Joquar Stymish
Joquar Stymish
2 Min Read

Durante o último fim de semana, o Google atualizou seu documento de Privacidade e Segurança dizendo que dados públicos de usuários, disponíveis na internet, poderão ser usados para treinar seus modelos de inteligência artificial. A big tech ainda deixou claro que os dados poderão ser utilizados para construção de produtos inteiros, como Bard, Google Tradutor e IA em nuvem, além de outros que a empresa pode desenvolver no futuro.

Desde a explosão do desenvolvimento de inteligência artificial, o uso de dados para treinamento dos modelos de IA sempre foi uma questão polêmica. Recentemente, como lembra o portal Engadget, a empresa criadora do ChatGPT, OpenAI, foi processada por uso indevido de dados pessoais, inclusive aqueles privados, sem antes consultar os usuários.

A rede social da Meta que promete ser ‘rival’ do Twitter
Robô assume o palco como maestro de uma orquestra em Seul

Proprietários de sites que poderiam ser considerados praças públicas na era digital também tomaram medidas para prevenir ou lucrar com o boom da IA generativa. O Reddit começou a cobrar pelo acesso à sua Interface de Programa de Aplicação, levando clientes terceirizados da plataforma a desativar suas operações durante o final de semana. Enquanto isso, o Twitter colocou uma restrição em quantos tweets um usuário vê por dia para “lidar com níveis extremos de coleta de dados [e] manipulação do sistema”.

Share This Article