Linha Centro do Metrô do Recife para de funcionar por problema na rede elétrica; ônibus são reforçados

Joquar Stymish
Joquar Stymish
5 Min Read

Problema ocorrido entre as estações Werneck e Coqueiral exigiu serviço de manutenção nesta segunda-feira (10), segundo a CBTU. Linha Sul e VLT não foram afetados.

Todas as estações da Linha Centro do Metrô do Recife ficaram fechadas na manhã desta segunda-feira (10). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), um problema na rede elétrica suspendeu o funcionamento da operação e foi preciso realizar uma manutenção.

A CBTU informou que o problema foi identificado no trecho entre as estações Werneck e Coqueiral. Por isso, a Linha Centro não iniciou a operação para que a equipe de manutenção atuasse. Por volta das 14h20, o ramal Jaboatão voltou a funcionar, mas o ramal Camaragibe continuou fechado. Segundo a CBTU, a previsão é que o retorno aconteça até o final da manhã de terça (11).

Para tentar diminuir os transtornos para os passageiros, linhas especiais de ônibus foram ativadas.

Ainda de acordo com a CBTU, não há previsão para o início das operações na Linha Centro, por onde 120 mil passageiros circulam diariamente. Formada por 18 estações em dois ramais, Jaboatão dos Guararapes e a Camaragibe, no Grande Recife, a Linha Centro vai até a Estação Central do Recife, no bairro de São José, no Centro da capital pernambucana.

No entanto, a Linha Sul — que vai da Estação Cajueiro Seco, em Jaboatão, até a Estação Central do Recife — opera normalmente. Composta de 12 estações, a Linha Sul transporta, diariamente, 60 mil passageiros. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também não foi afetado pelo problema.

Reforço de ônibus
Com a Linha Centro sem funcionar, o número de passageiros que procuraram utilizar os ônibus aumentou. Para suprir a falta do metrô, o Grande Recife Consórcio de Transporte ativou, até a última atualização desta reportagem, três linhas especiais de ônibus. São elas:

2481 – TI Camaragibe/TI Tip;
238 – TI Jaboatão/TI Barro;
858 – TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro.
A TV Globo registrou a alta movimentação de pessoas esperando pelos coletivos nas paradas de ônibus e reclamações de passageiros por causa da demora.

Ao vivo no Bom Dia Pernambuco, um mecânico identificado apenas como Pedro contou que usa o metrô todos os dias para ir ao trabalho, perto do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, na Zona Oeste do Recife. “É bronca, às vezes a gente nem consegue saber com antecedência, só descobre quando chega”, disse.

O mesmo aconteceu com um passageiro identificado apenas como Charles, que foi pego de surpresa ao encontrar a Estação de Jaboatão fechada, dificultando a ida dele à Joana Bezerra, no Centro do Recife.

“Isso é uma falta de respeito. Trabalhamos tanto, e sempre acontece isso. Por que não resolvem isso de uma vez?”, disse Charles.
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o atraso foi causado por um bloqueio feito por rodoviários nas garagens das empresas Caxangá e Metropolitana, que foi liberado por volta das 5h30, meia-hora após o início do problema no metrô.

Problemas recorrentes
Os problemas no Metrô do Recife são recorrentes e, com frequência, interferem na operação das linhas, causando transtornos aos passageiros que dependem desse transporte público. Confira, abaixo, alguns casos mais recentes:

14 de abril de 2024: A linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema;


11 de março de 2024: Todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife amanheceram fechadas por causa de um problema na rede de energia;


25 de dezembro de 2023: A Linha Sul não operou por dois dias seguidos, pois um problema na rede elétrica fez com que os trens precisassem de reparos;


26 de novembro de 2023: Passageiros precisaram descer no meio dos trilhos, próximo da Estação Prazeres, por conta de outro problema na rede de energia;


02 de agosto de 2023: Metroviários iniciaram uma greve reivindicando, entre outros pontos, a reestruturação do Metrô do Recife. A operação foi impactada por 25 dias;


20 de junho de 2023: Fios da rede elétrica se romperam e pegaram fogo, suspendendo toda a operação da Linha Centro por um dia.

Share This Article