Ter um site é de extrema importância nos diais atuais. Em muitos casos, é lá onde seus futuros clientes irão conferir informações sobre sua empresa antes de fechar um negócio. Além disso, um site é um centralizador de informações e uma forma de você se conectar com fornecedores, potenciais consumidores e outros stakeholders.
Quando bem feito e bem usado, um site é capaz gerar negócios; aumentar a visibilidade de uma empresa; melhorar o relacionamento com os clientes; criar autoridade; gerar leads; dentre vários outros benefícios e possibilidades.
Com o crescimento das redes sociais, muitas pessoas se questionam sobre a importância de ter um bom site. Desde que a internet comercial foi lançada, muitas redes sociais ou aplicativos de comunicação surgiram e acabaram. É o caso do IRC, ICQ, Fotolog, MySpace, Orkut e vários outros. O próprio Facebook está em declínio e o Instagram está perdendo espaço para o TikTok.
Já os sites, continuam atuantes e tendo uma importância fundamental na construção das marcas. Além disso, um site é uma propriedade da empresa e não uma ferramenta terceirizada com políticas próprias que podem mudar a qualquer momento, como é o caso das redes sociais.
Em estratégias bem coordenadas de marketing digital, um site é muito mais que um simples “cartão de visitas online”: ele é uma ferramenta essencial para fazer com que sua empresa tenha uma boa presença digital.
Atualmente há diferentes formatos e estilos de sites. O mais tradicional, é o site institucional. Ele costuma ter uma apresentação da empresa, informações sobre os produtos e serviços, uma área de notícias e páginas para contato.
Há também lojas virtuais; portais de notícias; sites de entretenimento; marketplaces, hubs de informações, dentre vários outros formatos.
De maneira prática: qual a importância de ter um bom site?
Presença online: através de um site, sua empresa pode ser encontrada facilmente pelos seus clientes e potenciais clientes. Isso é importante em um mundo cada vez mais digital, onde as pessoas pesquisam a respeito de tudo antes de tomar as decisões de compra.
Credibilidade: um site bem projetado e atualizado constantemente transmite credibilidade e profissionalismo. Uma página bem feita também pode ajudar a diferenciar sua empresa de seus concorrentes e aumentar sua reputação no mercado.
Informações e recursos: um site é relevante para fornecer informações sobre a empresa, produtos, serviços e outros dados relevantes. Além disso, é possível disponibilizar recursos importantes, como formulários, chatbots, catálogos, e-books, entre outros.
Vendas: um site pode ser utilizado para vender produtos e serviços de forma direta. Isso pode ajudar a aumentar a receita da sua empresa e expandir sua base de clientes.
Comunicação: essa ferramenta pode ser utilizada para se comunicar com clientes e fornecedores de forma eficaz e conveniente. Um site pode ter muitos recursos, tais como chat, formulários, fóruns de discussão, entre outros.
Análise de dados: quando analisamos a performance de um site, é possível compreender o comportamento dos usuários. Isso pode ajudar a empresa a entender melhor seus clientes e ajustar sua estratégia de marketing, criação de produtos e comunicação.
Acesso global: mesmo as pequenas empresas podem divulgar seus produtos e serviços para o mundo através de um bom site. Isso pode ajudar a aumentar a base de clientes e ir além das barreiras geográficas.
Competitividade: ter um site ajudar a empresa a se manter competitiva no mercado. Sem essa ferramenta, sua empresa pode perder oportunidades de negócios para outras empresas que possuem uma presença digital mais forte.
Flexibidade: diferentemente de várias outras ferramentas, um site pode ser atualizado e modificado de forma fácil. Esse recurso faz com que sua comunicação seja sempre imediata e acessível.
Marketing: ter um site um bom site permite conseguir mais visibilidade através de técnicas como SEO (otimização para mecanismos de busca), inbound marketing, anúncios online, produção de conteúdo, entre outros.