Linha Centro do Metrô volta a funcionar após 24h parada por problema na rede elétrica

Joquar Stymish
Joquar Stymish
4 Min Read

Segundo CBTU, técnicos trabalharam direto para consertar problema causado por explosão de um transformador na quinta-feira (20). Três voltaram a operar às 15h45.

Após quase 24 horas sem operação, a Linha Centro do Metrô do Recife voltou a funcionar às 15h45 desta sexta-feira (21). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o problema foi provocado por um defeito na rede aérea, próximo à estação rodoviária, que causou uma explosão num transformador, perto das 16h20 da quinta (20).

A interrupção aconteceu entre os ramais Barro e Coqueiral, na Zona Oeste do Recife, e afetou os dois ramais da Linha Centro (Camaragibe e Jaboatão). Foi a oitava paralisação registrada pelo Metrô do Recife em 2024, e a segunda quebra nesta semana – pois a Linha Sul ficou um dia sem funcionar, também por conta de um problema na rede aérea na terça (18)

Com os trens parados, os passageiros tiveram que ter paciência para enfrentar as dificuldades de conseguir um transporte público no Grande Recife na noite de quinta e na manhã desta sexta. Por dia, cerca de 120 pessoas utilizam a Linha Centro para se locomover pela Região Metropolitana do Recife (relembre outros transtornos recentes enfrentados por quem usa o metrô).

A CBTU disse que os técnicos do metrô trabalharam sem pausa para garantir o retorno do sistema e que desde as 15h45 tanto a Linha Centro, quanto a Linha Sul do Metrô e o VLT estão funcionando plenamente.

A CBTU informou que equipes de manutenção trabalham para resolver o mais breve possível, mas não deu uma previsão para a retomada do funcionamento da Linha Centro, por causa da complexidade do problema. Formada por 18 estações em dois ramais, essa linha vai até a Estação Central do Recife, no bairro de São José, no Centro da cidade.

O Metrô do Recife tem 36 estações, compostas por trens e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), além das interligações ao Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Problemas recorrentes
Os problemas no Metrô do Recife são frequentes e interferem na operação das linhas. Confira, abaixo, alguns casos mais recentes:

20 de junho de 2024: uma queda de energia provocou uma explosão num transformador e deixou os dois ramais da Linha Centro sem operação por 24 horas;


18 de junho de 2024: Linha Sul ficou um dia sem funcionar por causa de um problema elétrico na rede aérea;


10 de junho de 2024: Todas as estações da Linha Centro amanheceram fechadas por causa de um problema na rede elétrica;


14 de abril de 2024: A Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema;


11 de março de 2024: Todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife amanheceram fechadas por causa de um problema na rede de energia;


25 de dezembro de 2023: A Linha Sul não operou por dois dias seguidos, pois um problema na rede elétrica fez com que os trens precisassem de reparos;


26 de novembro de 2023: Passageiros precisaram descer no meio dos trilhos, próximo da Estação Prazeres, por conta de outro problema na rede de energia;


2 de agosto de 2023: Metroviários iniciaram uma greve reivindicando, entre outros pontos, a reestruturação do Metrô do Recife. A operação foi impactada por 25 dias;


20 de junho de 2023: Fios da rede elétrica se romperam e pegaram fogo, suspendendo toda a operação da Linha Centro por um dia.

Share This Article