Juntos pela Segurança será lançado nesta segunda (27)

Joquar Stymish
Joquar Stymish
4 Min Read

A governadora Raquel Lyra (PSDB) reúne convidados para o lançamento do programa de segurança pública de sua gestão, o Juntos Pela Segurança, hoje, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A expectativa de aliados e de membros da oposição à tucana é de que o programa, após adiamentos, venha com ações práticas detalhadas.

O Juntos Pela Segurança tem recursos garantidos de mais de R$1 bilhão, contou com a participação da sociedade civil e substituirá o Pacto Pela Vida, do ex-governador Eduardo Campos (PSB). O plano socialista continua sendo um dos maiores símbolos da administração do PSB no Estado, apesar dos pareceres negativos que recebeu em sua reta final.

Principais diretrizes
A política pública de segurança do atual governo havia sido prometida para o mês de maio, mas a data sofreu alterações ao longo do ano, além da mudança do comando da Secretaria de Defesa Social. O delegado federal Alessandro Carvalho substituiu a ex-secretária da pasta, a também delegada federal Carla Patrícia Cunha. Raquel Lyra apresentou as diretrizes do Juntos Pela Segurança no dia 31 de julho deste ano, no Teatro Guararapes, em Olinda.

Antes da solenidade, no dia 4 de julho, a governadora entregou 7 mil coletes balísticos e 100 viaturas das quase 900 que o Governo pretende entregar até o fim do ano. Desde então, o Palácio do Campo das Princesas vem tomando uma série de medidas neste âmbito. Em setembro, a chefe do Executivo empossou 338 policiais penais que foram aprovados em um concurso público de 2021. Também anunciou concurso para o início de 2024.

Frota renovada
No dia 10 de novembro, a tucana também renovou a frota da Polícia Civil, com 44 novas viaturas. À instituição também estão destinadas mais 40 iguais às do início deste mês e mais 200 descaracterizadas para o trabalho de investigação. Três dias depois, a gestora usou uma rede social para anunciar inscrições abertas para os concursos dos bombeiros e da PM-PE.

O plano, no entanto, continua sob duras críticas e cobranças de deputados da bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na avaliação do deputado coronel Alberto Feitosa (PL), atualmente um dos parlamentares mais críticos à gestão tucana, a governadora apresentou, na ocasião, uma plataforma para receber as demandas da população e somente depois anunciar o que seria feito com as informações coletadas.

O líder governista na Casa, o deputado Izaías Régis (PSDB), reafirma que Raquel recebeu o Estado com altos índices de violência, mas que cumprirá os compromissos de campanha junto à vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).

O Palácio do Campo das Princesas argumenta que as entregas de novos coletes e viaturas à polícia pernambucana, e os anúncios de concursos para a área, ao longo do ano, por exemplo, já são ações efetivas do Juntos Pela Segurança.

O foco principal do programa que será apresentado nesta segunda-feira será a redução das mortes violentas intencionais, os roubos e a violência contra a mulher, grupo que é uma das pautas mais caras da gestão Raquel Lyra.

Share This Article